quinta-feira, 14 de março de 2013

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano?


    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o progresso de uma nação a partir de três dimensões: renda, saúde e educação.
    O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.
Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:
  • Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
  • O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
  • E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. 

Índice de Desenvolvimento Humano 2012

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.


Fontes:
               * Folha de São Paulo <http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/03/18269-indice-de-desenvolvimento-humano-2012.shtml> Acesso em 14 de Março de 2013.
              *Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento <http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH> Acesso em 14 de Março de 2013.

Longitude e Latitude

terça-feira, 12 de março de 2013

As Paisagens


Memes da Geografia












Paisagem


Paisagem

  No seu dia a dia, você convive com diferentes paisagens: a da sua casa, a da rua onde mora, a da escola em que estuda, entre outras. Você pode também observar paisagens de outros lugares do Brasil e do mundo, quando viaja ou em imagens de jornais e revistas, na televisão, no computador e até mesmo nos livros didáticos.
  Em geral, as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito, como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a geografia, porém, paisagem não é apenas um belo panorama natural; ela é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser visto em um local.
·                     Elementos naturais e elementos culturais
      Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza: formas de relevo (montanhas, serras, planaltos e planícies), hidrografia ( rios, oceanos e mares), vegetação etc.
      Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações... Os próprios seres humanos são elementos importantes para a paisagem.
·                     Paisagens naturais
Em algumas paisagens, existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais. São as paisagens naturais, onde a intervenção humana é pequena ou inexistente.
          Ainda hoje há paisagens predominantemente naturais, como trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, algumas porções das regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos.
           Fenômenos naturais, porem, também podem modificar a paisagem. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas.
·                     Paisagens culturais
Em outras paisagens, é possível identificar o predomínio de elementos culturais. São as paisagens culturais, resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano.
A paisagem cultural é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos: além de revelar aspectos da natureza, ela apresenta um registro da história, do modo de vida das pessoas que ali têm habitado.
A ação humana altera o ambiente
     “O homens, ao se estabelecer em uma área para construir sua moradia, realizar suas atividades produtivas e até mesmo de lazer, inevitavelmente altera o ambiente. O homem é parte do sistema, sendo um dos seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica (alteração provocada pela ação dos seres humanos.)”
     In: VITTE, A.C.: GUERRA, A.J.T ( Org.). Reflexões sobre a geografia no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.p.188.  

·                     As paisagens transformadas
As paisagens transformadas pela ação humana para dar lugar, por exemplo, a plantações, cidades, rodovias ou para a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.
Essas intervenções podem provocar sérios danos ao meio ambiente, como veremos a seguir:

  A Destruição da vegetação
        O desmatamento provoca redução da umidade do ar, dificultando a formação de chuva. Alem disso, animais que viviam na região desmatada têm de buscar alimento em outras áreas, e eles nem sempre o  encontram, havendo assim, o risco de espécies animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas.
        Com a retirada da vegetação, o solo também fica exposto à ação das águas e do vento. As enxurradas por exemplo além de “lavar” nutrientes do solo, carregam detritos(fragmentos de rochas, solo) que “ entopem” o leito dos rios, causando o transbordamento de suas águas (enchentes).
         No continente europeu, praticamente toda a vegetação original já foi destruída. No Brasil, restam poucas manchas de Mata Atlântica, e a Floresta Amazônica e o Cerrado têm sido muito devastados nas ultimas décadas.
à Exploração do solo
        Para realizar atividades agrícolas, os seres humanos exploram o solo de extensas áreas do nosso planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em seu lugar, alterando profundamente a paisagem natural.
       Quando explorando sem seus devidos cuidados, o solo pode perder sua fertilidade. Produtos químicos ( fertilizantes e agrotóxicos) usados incorretamente podem infiltrar-se no solo e contaminar lençóis de águas subterrâneas. Podem também chegar aos rios, contaminando a água usada para abastecer populações humanas ou como local de reprodução de peixes.
       Outra atividade de exploração do solo que causa grande impacto nas paisagens é a extração de recursos minerais, como o zinco e o carvão mineral.

  A  Uso de rios e oceanos
      O represamento de rios para gerar energia elétrica ou irrigar plantações e a mudança  dos cursos de água para favorecer a ocupação humana são outros exemplos de intervenção antrópica nas paisagens.
       Além disso, resíduos lançados por industrias e empresas mineradoras, assim como esgoto e lixo domésticos, podem poluir as águas da superfície e do subsolo terrestre.
      A paisagem dos oceanos também tem sido transformada pela ação humana, por exemplo com a construção de pontes, plataformas de exploração petrolífera e oleodutos.

·                     As paisagens preservadas
As paisagens preservadas ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:
¨                                          Muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção;
¨                                          São fontes de pesquisas cientificas;
¨                                          Algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças;
¨                                          Apresentam interesses para o desenvolvimento do turismo;
¨                                          Nelas há comunidades humanas que vivem de uma maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. Os inuítes (também chamados de inuit) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiõesárticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

·                     As unidades de conservação
Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
As áreas protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas À proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como a população e da cultura locais. São chamadas unidades de conservação.
As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos:
¨                              Unidades de uso sustentável(exploração racional – inteligente – dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza), cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos.
¨                              Unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Espaço geográfico: A paisagem construída pela sociedade


Espaço geográfico: A paisagem construída pela sociedade


Quando você abre a janela e observa a rua, ou o que houver ao redor de sua casa, você está diante de uma paisagem.
Esteja no campo, ou na cidade, você observará elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos.
Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os morros, o mar. Há paisagens nas quais existem muitos elementos naturais, como as que podemos observar em florestas (a Amazônica, por exemplo, que vem sofrendo com o desmatamento acelerado nos últimos anos).
Já os elementos da paisagem que foram construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, são chamados de humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.

  • A cidade de Mumbai, na Índia
Mas nas paisagens também existem outros aspectos percebidos pelos nossos sentidos: os sons, os cheiros, os movimentos - a circulação de pessoas e de veículos.

Paisagem humanizada

Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão sendo constantemente modificadas. Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.
No mundo atual praticamente não existe paisagem natural; são muito restritas as áreas onde existem apenas elementos naturais. Os oceanos, por exemplo, são constantemente atravessados por navios de todo tipo, seus recursos são explorados (inclusive de seu subsolo), em seus leitos há milhares de quilômetros de cabos submarinos feitos de cobre ou fibra óptica, que possibilitam as comunicações entre milhões de pessoas de diferentes continentes, diariamente. Em diversos trechos da floresta Amazônica são desenvolvidas pesquisas, atividades de exploração, muitas delas prejudiciais ao ambiente.
A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta. Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância destes últimos. No entanto, é preciso considerar que mesmo muitas plantas que existem nas paisagens bastante humanizadas, como as das grandes cidades, não apareceram e cresceram naturalmente, elas foram plantadas pelas pessoas. A sua existência, portanto, naquele determinado local, é resultado da ação humana.

Modificações e descobertas

Nas paisagens também encontramos elementos que foram construídos em diferentes épocas. Muitas vezes, em áreas onde a ocupação humana é antiga e contínua, verifica-se a presença de construções de diferentes períodos históricos. Em relação a isso, podemos pensar, por exemplo, em regiões da Índia e da Itália. Mas podemos também considerar algumas cidades brasileiras que foram fundadas no primeiro século da presença dos portugueses no Brasil: Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, entre outras. Nessas cidades e em muitas outras coexistem o velho e o novo, o antigo e o moderno.
As modificações nas paisagens também estão relacionadas com as novas descobertas que os seres humanos vão realizando, em termos tecnológicos, que fazem surgir novos modos de se produzir, novas mercadorias e novas formas arquitetônicas, entre outros. Por outro lado, há mudanças nas paisagens que são resultado de fatores naturais como a alternância entre o dia e a noite, e entre as estações do ano (quando podem ser percebidas, dependendo da localização); ou até de terremotos, por exemplo.

Espaço geográfico

Se fossemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.
Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.
Anselmo Lazaro Branco é professor de Geografia e autor do livro "Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio".
Fonte: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm> Acesso em 11 de Março de 2013 19h51. 

sábado, 9 de março de 2013

Formação do Território Brasileiro e Revisão de Cartografia

Fuso Horário


Limite, divisa e fronteira - Qual é a diferença?


Limite, divisa e fronteira são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada uma delas tem um significado específico.


- Limite é usada para designar a separação de dois municípios, por exemplo: o limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes



- Divisa é usada para a separação de dois Estados, por exemplo: a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul






- Fronteira é usada para a separação de países, por exemplo: a fronteira entre o Brasil e Argentina.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Escala, Fuso Horário e Projeções Cartográficas


Localização e Coordenadas Geográficas


5º Séries - Paisagens - Construindo O Planeta Terra

Caros alunos,

Como observamos nas aulas anteriores, sobre a formação das paisagens, descobrimos que as paisagens naturais demoraram bilhões de para se formarem e se modificam de maneira lenta, e que as paisagens culturais se formam e se modificam de maneira mais rápida e dinâmica conforme a necessidade humana.

Aqui esta o vídeo construindo o planeta terra. Espero que vocês possam aproveitar esse documentário e formarem a ideia sobre uma das possíveis teorias da origem do planeta terra e como foi turbulento e lento o processo de formação do planeta em que vivemos. Lembra-se de observar os elementos que constituem a paisagem e quais são as forças que as modificaram. Também estou anexando outros vídeos que também podem servir de auxilo para a melhor compreensão do assunto.
Bons estudos,
Professor Ricardo - Geografia  
PS: Não se esqueça de fazer o relatório do vídeo.



Após assistir o vídeo construindo o planeta terra assista esse vídeo para comparação.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeos de apoio (Não obrigatórios)

O maestro da destruição: "Man"

Uma reflexão sobre o triste papel que a espécie humana tem desempenhado no planeta, como maestro e rei da destruição.


HOME - A Terra é a Nossa Casa (Dublado Português de Portugal)   
   
 Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo.


A História das Coisas 

O filme a História das Coisas de Annie Leonard descreve como os processos industriais afetam de forma direta o desenvolvimento sustentável e indiretamente os seres vivos do planeta. É bem destacado neste filme que não há mal que seja feito, agressão ao meio ambiente e natureza que não tenha consequências e seus reflexos para a coexistência. Detalha que a atmosfera é um local onde permanentemente ocorrem reações químicas. A atmosfera absorve uma grande quantidade e variedade de gases e líquidos provenientes tanto de fontes tanto naturais como industriais. E são as fontes de poluição da indústria que o filme utilizou como foco para tamanha degradação. A grande quantidade de SO², que é o poluente mais em abundância devido a combustão de combustíveis fósseis e carvão, e que quando liberados e em contato com o oxigênio, formam o dióxido de enxofre, altamente tóxicos e nocivos. E com base nesses poluentes e em outros, já podemos perceber as mudanças que isso acarreta, como por exemplo as mudanças climática que estão ocorrendo muito constantemente.

As crescentes mudanças no conceito de industrialização foi algo que contribuiu muito para que os processos fabris viessem a poluir tanto.

O filme aborda que uma maneira prática de se alterar os mecanismos atuais que poluem tanto, é através da conscientização ambiental por meio das pessoas, das indústrias, o que já poderia contribuir muito para a alteração do quadro atual. Porém é muito complicado alterar os mecanismos, que por estarmos viciados no consumismo, e falar sobre conscientização agora onde e totalmente aparente o que está acontecendo com nossa casa e terra.
Fonte: http://luizfernando.in




Planeta Terra - EE Professora Marilsa Garbossa Francisco




Paisagens Históricas - Uma reflexão sobre os rios Pinheiros e Tiete no trecho da capital de São Paulo - Fotos dos Rios Pinheiros e Tietê de 1905 à 2012.


BONS ESTUDOS!


Introdução à Geografia e o Universo


quarta-feira, 6 de março de 2013

Mapa da Intolerância

Mapa da Intolerância

A história humana coleciona casos de guerras motivadas pela intolerância contra pessoas de raças, classes sociais e opções – religiosas e políticas - diferentes. Recentemente, manifestações preconceituosas contra homossexuais (homofobia), negros (racismo), estrangeiros (xenofobia) e pessoas de religiões e classes diferentes têm surgido no mundo todo. As agressões vão de xingamentos e ameaças a assassinatos cometidos por jovens que tentam justificar o injustificável. Veja alguns casos:

Fonte: veja.com.br

Retrato da imigração no mundo

Fonte:http://veja.abril.com.br/infograficos/imigracao/preloader.swf

Extinção em massa


Extinção em massa

A Terra já passou por cinco grandes períodos de extinção de espécies. Os primeiros três, há centenas de milhões de anos, mataram organismos primitivos que viviam no mar. O quarto matou répteis e moluscos marinhos. O quinto e mais famoso, há 65 milhões de anos, causou a extinção dos dinossauros. Uma corrente de pesquisadores acredita haver indícios suficientes de que a ação humana já detonou a sexta extinção em massa.


Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/extincao-em-massa

terça-feira, 5 de março de 2013

A riqueza das cidades


A riqueza das cidades 

O IBGE divulgou nesta sexta-feira o Produto Interno Bruto (PIB) de todos os municípios do país, de 2004 a 2008, e seu valor per capita, ou seja, dividido pelo número de habitantes. Compare o resultado em cada cidade e conheça as diferenças regionais e o crescimento econômico em todo o país:

Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/a-riqueza-das-cidades

Saiba como ocorrem os tsunamis


 Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101027_guia_tsunami.shtml

Terremotos


 Fonte: http://g1.globo.com/

A Dinâmica Interna do Relevo



Megacidades

Monte o mapa do Brasil

 Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2254

Fases da Lua

 Fonte:http://wiki.sj.ifsc.edu.br

Eclipse Solar

 Fonte: http://g1.globo.com/

Eclipse Lunar

 Fonte: http://g1.globo.com/

Continentes em formação


Continentes em formação 

Biomas brasileiros e desmatamento

Biomas brasileiros e desmatamento

Conheça, atráves de seus números, a diversidade dos biomas brasileiros e quanto ainda resta de cada um:

 Fonte: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/375/biomas-brasileiros-e-desmatamento.html

FORMAÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL: Tratados de limites que definiram o atual território brasileiro


Limites brasileiros na América do Sul


Limites brasileiros na América do Sul

Com cerca de 23 mil quilômetros de linha divisória, o Brasil faz limite, em sua maior extensão, com o Oceano Atlântico (7,3 mil quilômetros) e com dez países da América Latina.

O país que tem a maior extensão de fronteira com o Brasil é a Bolívia (3,1 mil quilômetros), que faz limite com os estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A seguir vem o Peru, com 2,7 mil quilômetros, fazendo limite com os estados do Amazonas e do Acre.

A menor extensão é com o Suriname (593 km), que faz limite com o Pará e o Amapá. Já, a Argentina, apesar de ter uma extensão menor de fronteira, faz limite com todos os estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num total de cerca de 1,2 mil quilômetros.

Fonte: 
http://teen.ibge.gov.br/noticias

Estados@

Simplicidade, facilidade e objetividade. Em um ambiente de navegação simples e direta, o canal Estados@, no portal do IBGE, apresenta um amplo universo de informações relativas às 27 unidades da federação.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O Tamanho do Universo

Fonte:http://htwins.net/scale/

Formação e Organização do Território Brasileiro



A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

No século XVI: a ocupação se limitava ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país, e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia