terça-feira, 12 de março de 2013

Paisagem


Paisagem

  No seu dia a dia, você convive com diferentes paisagens: a da sua casa, a da rua onde mora, a da escola em que estuda, entre outras. Você pode também observar paisagens de outros lugares do Brasil e do mundo, quando viaja ou em imagens de jornais e revistas, na televisão, no computador e até mesmo nos livros didáticos.
  Em geral, as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito, como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a geografia, porém, paisagem não é apenas um belo panorama natural; ela é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser visto em um local.
·                     Elementos naturais e elementos culturais
      Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza: formas de relevo (montanhas, serras, planaltos e planícies), hidrografia ( rios, oceanos e mares), vegetação etc.
      Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações... Os próprios seres humanos são elementos importantes para a paisagem.
·                     Paisagens naturais
Em algumas paisagens, existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais. São as paisagens naturais, onde a intervenção humana é pequena ou inexistente.
          Ainda hoje há paisagens predominantemente naturais, como trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, algumas porções das regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos.
           Fenômenos naturais, porem, também podem modificar a paisagem. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas.
·                     Paisagens culturais
Em outras paisagens, é possível identificar o predomínio de elementos culturais. São as paisagens culturais, resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano.
A paisagem cultural é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos: além de revelar aspectos da natureza, ela apresenta um registro da história, do modo de vida das pessoas que ali têm habitado.
A ação humana altera o ambiente
     “O homens, ao se estabelecer em uma área para construir sua moradia, realizar suas atividades produtivas e até mesmo de lazer, inevitavelmente altera o ambiente. O homem é parte do sistema, sendo um dos seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica (alteração provocada pela ação dos seres humanos.)”
     In: VITTE, A.C.: GUERRA, A.J.T ( Org.). Reflexões sobre a geografia no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.p.188.  

·                     As paisagens transformadas
As paisagens transformadas pela ação humana para dar lugar, por exemplo, a plantações, cidades, rodovias ou para a obtenção de recursos naturais, como madeira, minérios, água e outros.
Essas intervenções podem provocar sérios danos ao meio ambiente, como veremos a seguir:

  A Destruição da vegetação
        O desmatamento provoca redução da umidade do ar, dificultando a formação de chuva. Alem disso, animais que viviam na região desmatada têm de buscar alimento em outras áreas, e eles nem sempre o  encontram, havendo assim, o risco de espécies animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas.
        Com a retirada da vegetação, o solo também fica exposto à ação das águas e do vento. As enxurradas por exemplo além de “lavar” nutrientes do solo, carregam detritos(fragmentos de rochas, solo) que “ entopem” o leito dos rios, causando o transbordamento de suas águas (enchentes).
         No continente europeu, praticamente toda a vegetação original já foi destruída. No Brasil, restam poucas manchas de Mata Atlântica, e a Floresta Amazônica e o Cerrado têm sido muito devastados nas ultimas décadas.
à Exploração do solo
        Para realizar atividades agrícolas, os seres humanos exploram o solo de extensas áreas do nosso planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em seu lugar, alterando profundamente a paisagem natural.
       Quando explorando sem seus devidos cuidados, o solo pode perder sua fertilidade. Produtos químicos ( fertilizantes e agrotóxicos) usados incorretamente podem infiltrar-se no solo e contaminar lençóis de águas subterrâneas. Podem também chegar aos rios, contaminando a água usada para abastecer populações humanas ou como local de reprodução de peixes.
       Outra atividade de exploração do solo que causa grande impacto nas paisagens é a extração de recursos minerais, como o zinco e o carvão mineral.

  A  Uso de rios e oceanos
      O represamento de rios para gerar energia elétrica ou irrigar plantações e a mudança  dos cursos de água para favorecer a ocupação humana são outros exemplos de intervenção antrópica nas paisagens.
       Além disso, resíduos lançados por industrias e empresas mineradoras, assim como esgoto e lixo domésticos, podem poluir as águas da superfície e do subsolo terrestre.
      A paisagem dos oceanos também tem sido transformada pela ação humana, por exemplo com a construção de pontes, plataformas de exploração petrolífera e oleodutos.

·                     As paisagens preservadas
As paisagens preservadas ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:
¨                                          Muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção;
¨                                          São fontes de pesquisas cientificas;
¨                                          Algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças;
¨                                          Apresentam interesses para o desenvolvimento do turismo;
¨                                          Nelas há comunidades humanas que vivem de uma maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. Os inuítes (também chamados de inuit) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiõesárticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

·                     As unidades de conservação
Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
As áreas protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas À proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como a população e da cultura locais. São chamadas unidades de conservação.
As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos:
¨                              Unidades de uso sustentável(exploração racional – inteligente – dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza), cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos.
¨                              Unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário