segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas são as linhas imaginárias que ficam na horizontal e na vertical na superfície terrestre e são capazes de indicarem com absoluta exatidão a localização de um ponto.
Essas linhas imaginárias que damos o nome de coordenadas são medidas em graus, que variam entre 0º e 90º no caso das traçadas horizontalmente e entre 0º e 180º graus nas linhas verticais.
As que ficam na horizontal, paralelas a linha do Equador, recebem o nome de paralelos, já as que aparecem no sentido vertical são chamadas de meridianos.

Porque é importante estudar

Na escola, não estudamos as coordenadas geográficas com tanto afinco, porém conseguimos ter plena noção da utilidade delas e qual é o propósito de estudá-las. Mas os interessados em se aprofundar no assunto, devem saber que:
  • É possível saber os movimentos de rotação e translação
  • Compreender os fusos horários e as estações do ano
  • E a localização no espaço geográfico.

Tipos de coordenadas geográficas

Latitude

São essas as linhas tracejadas no sentido horizontal. A linha do Equador marca a latitude 0º e a Terra fica dividida entre dois hemisférios, o Norte e o Sul. Você pode estar se perguntando qual é a razão de se estudar a latitude. Sabia que é através dela que é possível, entre outras coisas, analisar os tipos de clima.

Longitude

Essas são as que cortam a Terra imaginariamente no sentido vertical. O ponto que marca a longitude 0º é o Meridiano de Greenwich. Nesse caso, a divisão do planeta fica por conta da parte Ocidental e Oriental. Foi a partir do estudo de longitude que se pode criar o conceito de fuso horário.
Fonte:http://www.sempretops.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário