quarta-feira, 11 de setembro de 2013

11 de Sembro - Dia do Cerrado

 

O Bioma

Ocupando pouco mais de 2 milhões de km2, o Cerrado é a segunda maior formação vegetal da América do Sul, perdendo em tamanho apenas para a floresta Amazônica. Sua área corresponde a um quarto do território brasileiro.  

A maioria da sua vegetação abrange dez estados e o Distrito Federal, mas parcelas são encontradas nos estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará, além da Bolívia e do Paraguai.
Mapa do Cerrado brasileiro. / ©: WWF-Brasil
© WWF-Brasil

QUER SABER MAIS SOBRE O CERRADO?

 / ©: WWF-Brasil

GOOGLE EARTH

Você pode visualizar o domínio biogeográfico Cerrado no Google Earth.Clique aqui para baixar o arquivo .KML.

Ciclos climáticos

O clima típico do Cerrado é definido como Tropical Sazonal. Ou seja, ao longo do ano são registradas duas estações bem distintas: a seca vai de maio a setembro; enquanto o período de chuvas se estende de outubro a abril.

Berço das águas

Sua característica vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa plantou no imaginário nacional a falsa idéia de formação monótona e de pouco valor. Pelo contrário, o Cerrado é fonte de culturas e paisagens de surpreendente exotismo e rara beleza com alto potencial turístico e econômico. O bioma é palco de uma profusão de campos naturais, savanas, veredas e florestas pontuadas por rios, córregos e cachoeiras.

Graças a sua geografia de planaltos na porção central no Brasil marcada por uma vegetação de raízes profundas, o Cerrado é uma das mais importantes fontes de água para o país. Da região depende a recarga dos aqüíferos Bambuí, Urucuia e Guarani, e seis das oito maiores bacias hidrográficas nacionais – Amazônica, do Tocantins, do Atlântico Norte/Nordeste, do São Francisco, do Atlântico Leste e do Paraná/Paraguai.

A conservação do Cerrado na parte alta da Bacia do rio Paraguai está intimamente ligada à perpetuação dos ciclos de cheias e vazantes que mantêm a vida e atividades econômicas no Pantanal, maior planície alagável do planeta.

No setor de geração de energia, sete em cada dez litros das águas que passam pelas turbinas da usina de Tucuruí (PA) vêm do Cerrado, bem como metade da água que alimenta Itaipu (PR). No caso da hidrelétrica de Sobradinho (BA), o montante é de quase 100%. De forma geral, nove em cada dez brasileiros consomem eletricidade produzida com águas do bioma.

No Cerrado há mais de 6,7 mil pivôs centrais para irrigação de culturas, com área variando de 20 a 150 hectares. A maioria está concentrada em Cristalina (GO), Paracatu (MG) e Luiz Eduardo Magalhães (BA).

Saiba mais sobre os ecossistemas, as espécies e a cobertura vegetal do Cerrado.
Cachoeira no Poço Azul - DF / ©: WWF-Brasil/Aldem Bourscheit
© WWF-Brasil/Aldem Bourscheit

Nenhum comentário:

Postar um comentário